É normal a quantidade maior de pelos no rosto aumentar a oleosidade do rosto, mas a falta de higienização constante pode levar ao aparecimento de espinhas. Lave o rosto ao menos duas vezes ao dia para evitar que isso aconteça.
Só água não é suficiente!
Pelo contrário, a oleosidade do rosto faz com que seja necessário o uso frequente de sabonete neutro. Além da limpeza durante o durante o banho com shampoo adequado, lave o rosto com água e sabão durante o dia para remover a sujeira que naturalmente se acumula na barba.
A dica é lavar o rosto após as refeições, já aproveitando o momento de escovar os dentes.
Escolha o “desenho” de sua barba
É importante definir o estilo de sua barba para cuidar desde o começo da maneira certa. Mantenha as linhas da bochecha e pescoço, por exemplo, bem aparadas e definidas para evitar um visual desleixado.
Na dúvida de qual estilo de barba escolher? Consulte um barbeiro! O profissional poderá te ajudar a definir o melhor modelo de barba de acordo com o formato de seu rosto e seu estilo pessoal, além de poder te dar ainda mais dicas de como cuidar bem da barba.
Guia rápido de melhores estilos de barba para cada formato de rosto (link para o texto de estilos de barba para os formatos de rosto)
Shampoos e condicionadores
A barba, assim como os cabelos, necessita de limpeza e hidratação, mas com os produtos desenvolvidos especificamente para as características dos pelos faciais.
Shampoos e condicionadores próprios para barba ajudam a evitar irritações de pele e mantém os pelos saudáveis e bonitos. Mesmo enquanto a barba ainda está “curta”, limpe e condicione os fios com os produtos adequados para ter uma barba com aspecto de bem cuidada.
Vai raspar os pelos? Use os produtos adequados.
Seja para ajustar os contornos ou para raspar a barba toda, o creme de barbear tem a consistência e as propriedades adequadas que auxiliam no barbear, diferentemente do sabonete comum, que pode gerar irritações e alergias na pele.
Assim como o creme de barbear, as loções pós-barba também têm uma função importante. Após o barbear, a pele fica ressecada e pode apresentar micro ferimentos, e são nesses pontos que a loção pós-barba atua, na hidratação e na limpeza da pele para evitar irritações e infecções.
É difícil, mas especialistas recomendam evitar passar a mão na barba e no bigode o tempo todo.
As mãos carregam oleosidade e sujeira que podem danificar os pelos, por isso esfregar as mãos constantemente no rosto, mesmo para tentar ajustar a aparência da barba, não é recomendado.
Hidratação é indispensável
Como são mais grossos por natureza, os pelos do rosto pedem uma hidratação frequente.
Fios bem hidratados são mais macios e brilhantes, contribuindo diretamente para uma aparência mais bonita da barba.
Invista em óleos e balms para hidratação da barba, a depender do comprimento dos fios (de maneira geral, barbas mais longas pedem por hidratação mais frequente) e crie o hábito de aplicar algumas gotas ao longo do dia para manter os pelos macios, brilhantes e saudáveis.
As necessidades de cuidado são diferentes para cada pessoa e variam ao longo do crescimento da barba, mas seguindo essas dicas você estará no caminho certo do cuidado e do cultivo de uma bela barba.
Lembrando sempre que o atendimento frequente com barbeiros é indispensável para o barbudo que quer manter o visual em dia.
Seja para aparar os pelos, hidratar os fios ou mudar o estilo da barba, um bom profissional te ajudará com dicas, conselhos e orientações de como cuidar de sua barba e atingira melhor aparência de acordo com seu estilo pessoal.
Escute seu barbeiro, você verá o belo impacto que isso terá em seu visual.